Melhoria Contínua e Gestão em Segurança e Saúde do Trabalho (SST) 

 A melhoria contínua é uma prática que promove nos ambientes de trabalho um processo de transformação e cria

 A melhoria contínua é uma prática que promove nos ambientes de trabalho um processo de transformação e cria a cultura de Segurança e Saúde do Trabalho (SST). A importância da melhoria contínua está relacionada com a capacidade de desenvolver, monitorar e avaliar ações preventivas que reduzem os acidentes e as doenças no trabalho. 

No processo de construção de um sistema de gestão da segurança do trabalho é proposto organizar os requisitos ou atividades da Segurança e Saúde do Trabalho dentro de uma visão do Ciclo PDCA, descrito por William Edwards Deming e caracterizadas pelas fases denominadas de Planejar (Plan), Executar (Do), Controlar (Check) e Agir (Act). 

O Ciclo PDCA é uma visão sistemática de melhoria contínua que promove o envolvimento e a participação de líderes e trabalhadores, assegurando um processo efetivo de avaliação de desempenho e implantação das ações que garante a segurança do trabalho, a qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores. 

A Segurança e Saúde do Trabalho está relacionada com o Planejamento das Ações de SST, Execução das Ações, Controle e Avaliação dos Resultados e Ações de Aprendizado dos profissionais envolvidos no processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho. 

A visão integrada passa pela participação da Diretoria da Empresa, o Levantamento e Avaliação dos Riscos Ocupacionais, Exigências da Legislação, entre outras informações que subsidiam o Planejamento e a Política de SST da Empresa. 

O resultado da Segurança e Saúde do Trabalho depende do nível de Cultura de Segurança e do processo de implantação das práticas caracterizado pela execução, controle dos riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, introdução de rotinas de investigação de acidentes de trabalho, execução de auditorias de Segurança do Trabalho, formação e qualificação dos trabalhadores, entre outras atividades. 

Um ponto que merece destaque é o citado pela NR 01 – GRO, no qual define que “a organização deve adotar as medidas necessárias para melhorar o desempenho em SST” e para isso deve após a avaliação, os riscos ocupacionais devem ser classificados, a partir de um nível de risco ocupacional, para fins de identificar a necessidade de adoção de medidas de prevenção e elaboração do plano de ação. 

Neste caso, é esperado que para as medidas de prevenção deve ser definido cronograma, formas de acompanhamento e aferição de resultados alcançados com a implantação do plano de ação no ambiente de trabalho. 

O processo de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho basicamente é construído com uma visão do Ciclo PDCA e demanda a integração de um conjunto de atividades voltadas para atender os requisitos e exigências de Normas Regulamentadoras (NR’s), Normas Técnicas ou outras exigências sobre a Segurança e Saúde do Trabalho. 

Visão do Ciclo PDCA com Práticas de SST 

A Delta Laboral tem uma equipe de profissionais de SST altamente capacitados e habilitados, para ajudar sua empresa a implantar uma Gestão em SST fundamentada no ciclo PDCA a fim de não somente cumprir quesitos legais de SST, mas também promover o Gerenciamento dos Riscos Ocupacionais.